Nossa História

Quem Somos

A Rádio

      A Emissora de Educação Rural de Natal (Rádio Rural) foi inaugurada no dia 10 de agosto de 1958. A criação da rádio aconteceu por iniciativa do Administrador Apostólico da Arquidiocese de Natal, Dom Eugênio de Araújo Sales, e teve como inspiração o trabalho desenvolvido pela Rádio Sutatenza, na Província de Boyacá, na Colômbia.

     A Rádio Rural nasceu com o objetivo de evangelizar e promover a alfabetização de jovens e adultos que viviam na zona rural do Rio Grande do Norte. Na época, segundo dados do Censo 1960 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 61,6% da população norte-riograndense era analfabeta, e cerca de 50% da população brasileira estavam nesta mesma condição. Com a criação da Rádio Rural, foi implantado o projeto das Escolas Radiofônicas, que promovia a educação de base e a conscientização sobre possibilidades de mudar a realidade, aos ouvintes da zonal rural do Estado.

     O projeto de alfabetização à distância, através do rádio, foi pioneiro no país e devido ao sucesso desta experiência, em 1961, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criou o Movimento de Educação de Base (MEB), expandindo o projeto para outras regiões do país. Em sua história, a Rádio Rural de Natal também foi responsável por revelar vários profissionais do rádio, que iniciaram a sua carreira na emissora. A Rádio durante muitos anos foi administrada por leigos e sacerdotes, como o monsenhor Agnelo Barreto, padre Sabino Gentili, o radialista Francisco Morais, o diácono José Bezerra, entre outros. Na década de 90, a administração da rádio contou com a colaboração da Comunidade Católica Shalom.

      Em junho de 2000, a rádio passou a ser administrada pela Comunidade Canção Nova, e sua programação tornou-se totalmente religiosa. Em 2015, a rádio voltou a ser administrada pela Arquidiocese de Natal e passou a ter nova programação. Além de novos programas religiosos, foram incluídos também, programas de entretenimento, jornalismo, esportes e educativos. No ano de 2018, em celebração aos 60 anos de história, a Rádio Rural de Natal passou a ser a primeira FM Católica de Natal, podendo ser sintonizada através da frequência 91,9 MHz.