Fique sempre Bem Informado

Notícias

Idosos devem prestar atenção nos nutrientes que consomem para evitar problemas como a anemia

Fonte Bem Estar

A gente costuma fazer algumas refeições durante o dia, mas às vezes não prestamos atenção ao que comemos. É importante ficar atento ao nosso prato, já que a qualidade da alimentação cai ao longo dos anos. Após os 30 anos, todas as pessoas perdem a capacidade natural de produção de nutrientes, e muitas vezes quando as pessoas reclamam de cansaço, desânimo, pode ser consequência da falta de nutrientes.

 

Por isso é fundamental combinar os alimentos para potencializar a absorção de nutrientes. A combinação errada dificulta a absorção, por exemplo, do ferro. A carne vermelha, que é uma importante fonte de proteína, acaba ficando de lado tanto pela dificuldade do idoso em digerir tanto como pela dificuldade na mastigação. A dica é equilibrar a alimentação dos idosos com todos os grupos presentes nas refeições.

Longevidade: a importância do idoso socializar e ter contato com outras gerações

 

Segundo os médicos, 80% dos idosos não consomem a necessidade diária de cálcio; 60% não consomem a recomendação diária de proteína e 90% não consomem a necessidade diária de vitamina D.

 

ENVELHECIMENTO E NUTRIÇÃO - 4 QUESTÕES QUE PRECISAM DE ATENÇÃO:

 

Quantidade de calorias – Os idosos geralmente comem menos que as demais pessoas. A quantidade de calorias cai muito chegando até a ser insuficiente para atender as demandas do organismo. Além de comer menos, há também uma seleção natural do que comer. Por isso é fundamental prestar atenção ao que se come para garantir a ingestão de nutrientes.

Perda da massa muscular - Ocorre nas mulheres principalmente após a menopausa e nos homens, naturalmente com o envelhecimento impacta na funcionalidade do indivíduo, na sua mobilidade. A sugestão para evitar a perda de massa muscular é praticar atividade física.

Anemia - Com a diminuição do suco gástrico, o estômago tem dificuldade de produzir enzimas que absorvem os nutrientes, e com a pouca ingestão de ferro, a anemia aparece. A sugestão é comer alimentos ricos em ferro e tentar potencializar a absorção. Exemplo: carne + suco de laranja. 

Osteoporose – o problema acontece por uma associação de fatores, que pode ser: predisposição genética, ausência de hormônio feminino (pós-menopausa), baixa ingestão de cálcio, vitamina D baixa, sedentarismo. Nesse caso, a sugestão é realizar o controle adequado, aumentar a ingestão de cálcio, tomar sol na medida entre outros tratamentos.

 

Mais Lidas
Parceiros
Tags